Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas para uma gestão de compras que contribua para a criação de valor na empresa.


CURSO DISPONÍVEL SOMENTE PARA GRUPOS FECHADOS NO FORMATO “In Company” !


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Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas para uma gestão de compras que contribua para a criação de valor na empresa. Pretende-se a familiarização com os conceitos fundamentais, o desenvolvimento de competências de análise dos macroprocessos de compras da cadeia de valor, a otimização e melhoria das suas vertentes estratégicas, organização e pessoas, processos e sistemas de informação, e a partilha de experiências setoriais / casos de referência e learnings de gestão de compras

Gerentes, coordenadores, compradores, analistas e responsáveis pelas áreas de compras, Supply Chain, suprimentos, desenvolvimento de fornecedores ou que tenham relacionamento com fornecimentos, ou mesmo aqueles que pretendem iniciar na carreira que mais vem crescendo nos últimos 20 anos no Brasil e no Mundo.

40 horas

Daniel Gunar Alves do Nascimento

 

  • Módulo I: Planejamento, Gestão e Operações de Compras de Produtos/Serviços.

a) Operação de Compras:

  • Os Ingredientes básicos para o setor de Compras ser estratégico
  • A Importância da área de compras nas empresas
  • Compras x Estratégia
  • Estratégia: posicionamento e competitividade
  • O Micro e Macro Ambiente do Comprador
  • As cinco forças de Porter como ferramenta em compras
  • Planejamento estratégico em compras
  • SCM – supply chain management
  • Impacto na lucratividade com a redução na compra de materiais e serviços
  • Qualificação de compradores
  • Tipos de Compras (Produtos, Serviços, Consultorias…etc…)
  • A importância dos Serviços na economia
  • E- Procurement – Portais de Compras
  • Budget x Forecast
  • Break Even Point (Ponto de Equilíbrio)
  • Custo Mark up dos Produtos/Serviços

b) A Terceirização de Serviços e a Classificação de Fornecedores:

  • Casamento perfeito
  • Lições aprendidas
  • Definição da atividade a ser terceirizada
  • Critérios para seleção de fornecedores
  • Exercícios práticos com uso de calculadora.

 

  • Módulo II: Técnicas de Comunicação e Negociação em Compras.
  • A Evolução das técnicas de Negociação
  • Snake Oil Seeling (Vendendo cobra e óleo)
  • Pyramid Selling ( Vendas em Pirâmide) o efeito rapport nas negociações
  • Técnica SPIN – Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Recompensa.
  • Definição de Negociação.
  • Tempo, Informação e Poder: O segredo para o sucesso da Negociação.
  • Negociação, Casamento e Família: Quais as dificuldades e aprendizados.
  • As Habilidades do Negociador: Escutar, Relacionamento Interpessoal, Comunicação, As quatro palavras mágicas, O olhar, O uso do celular e suas tecnologias, Empatia, Calma.
  • A Comunicação Formal e Informal nas Negociações.
  • Os participantes do Processo de Negociação: Ritmo e Atitude.
  • Técnicas de Negociação pelo telefone.
  • Planejamento, Metas e o segredo da “gordura”.
  • A Técnica do Minimax.
  • Timing da Negociação: Estratégia, Clima e Local.
  • Gestão de Conflitos.
  • Ganha-Perde, Perde-Perde, Ganha-Ganha: Qual a melhor maneira de fechar um negócio em que ambos saiam ganhando?
  • A Linguagem Corporal
  • Os canais de Comunicação: Auditivo Visual e Cinestésico:
  • A Técnica do Rapport.
  • Dinâmicas de Grupo e Exercícios Práticos.

 

  • Módulo III: Qualificação, Homologação, Avaliação e Reavaliação Contínua pelo Método IQF de Fornecedores de Produtos/Serviços.
  • Função Estratégica de Compras – O papel do comprador na gestão de qualidade dos fornecedores.
  • Desenvolvimento da Relação Comprador x Fornecedor – Como o comprador deve iniciar sua atividade na busca de uma parceria sólida?
  • Fatores que motivam a Avaliação e Qualificação de Fornecedores – O fornecedor só irá melhorar seus processos quando estes pontos importantes forem identificados.
  • Requisitos da NBR/ISSO 9001:2015 – Requisitos que a norma exige para este processo.
  • Seleção Inicial de Fornecedores a serem qualificados – Critérios básicos para iniciar um desenvolvimento de fornecedores de produtos e serviços.
  • Critérios de Qualificação e Avaliação de Fornecedores – Quais os principais critérios para iniciar um desenvolvimento?
  • Diferenças entre fornecedores –  O grande desafio hoje dos compradores: Serviço X Produto.
  • Análise de Riscos – Os principais pontos críticos para iniciar a qualificação dos fornecedores
  • Critérios de Avaliação de Análise de Riscos – Redução de Produção, Localização do Fornecedor, Imagem, Co-responsabilidades, Influência no processo e produto.
  • Parâmetros para IQF – Os principais parâmetros para iniciar uma avaliação de fornecedores
  • Atribuições de Pesos para o IQF – Um fato importante nos processos de qualidade para atribuir responsabilidades aos processos
  • Exemplo de Questionário para Avaliação Qualitativa dos Fornecedores – Um check list para avaliação do fornecedor
  • Ferramentas utilizadas na Avaliação
  • Política para Fornecedores – Estabelecer uma política nas organizações é fato predominante para o sucesso
  • Reavaliação Contínua dos Fornecedores – Desenvolveu, Homologou, Avaliou, e agora o que devo fazer?
  • Exercícios Práticos em sala de aula com atividades em equipes.

 

  • Módulo IV: Métricas e Indicadores de Compras.
  • O papel de Compras com agregador de valor na organização.
  • Identificando e construindo a missão, visão e valores de Compras no contexto da empresa.
  • Definindo os objetivos estratégicos de Compras por meio do Balanced Scorecard (BSC).
  • Utilizando o Mapa Estratégico para consolidar e desenhar a estratégia de Compras.
  • Lista de indicadores: conhecendo os principais indicadores de Compras a partir de um panorama de mercado:
  • Atraso / Antecipações de Entregas;
  • Pedidos de Compras Devolvidos Parcialmente ou Integralmente;
  • Condições de Pagamento;
  • Lead Time de Compras;
  • % Erros nas Requisições;
  • Saving (Ganho);
  • Cost Avoidance (Custo Evitado);
  • Inflação
  • % de Itens Sob Contrato/Acordos Comerciais;
  • Coverage/Budget (Cobertura)
  • Identificando as métricas essenciais para a área de Compras com base no desenho da estratégia.
  • Estabelecendo metas a partir do princípio SMART.
  • Indicadores estratégicos x indicadores de rotina: entendendo a funcionalidade e aplicação das métricas.
  • Utilizando SIPOC (Supplier, Input, Process, Output, Client), como ferramenta para determinar as métricas essenciais na gestão da operação de Compras.
  • Seleção, definição e acompanhamento de indicadores chaves do dia a dia.
  • Exercícios práticos.

 

Observação: Os alunos deverão levar notebook para esta aula, porque os exercícios serão aplicados na prática diretamente na tela de seus PC´s.

 

  • Módulo V: Gestão dos Estoques

I – Introdução à Gestão dos Estoques:

  • Definição de Estoque.
  • Papel do Gestor de Estoques.
  • Princípios de Gestão: Previsão de Demanda, Monitoramento do Sistema (ERP) e Qualidade do Almoxarifado/Armazém.
  • Gestão de Compras x Estoques.

 

II – Análise Estatística dos Estoques:

  • Classificação dos materiais pele método da Curva ABC e a Curva de Criticidade XYZ.
  • Avaliação dos Estoques: Custo Médio – PEPS ou FIFO – UEPS ou LIFO e CMV.
  • Custos de Armazenagem.
  • Planejamento da demanda:
    • Ponto de Pedido – PP
    • Tempo de Ressuprimento – TR
    • Estoque Mínimo – Emin
    • Estoque de Segurança –  Es
    • Fator K de Segurança
    • Estoque Máximo – Emáx
    • Curva dente-de-serra
    • Método da Média Aritmética Móvel
    • O modelo do Lote Econômico de Compras – LEC.

 

III – Indicadores de Desempenho dos Estoques:

  • Acurácia dos Estoques.
  • Modelo Programa de Acuracidade dos Estoques.
  • Inacuracidade dos Estoques.
  • Nível de Serviço dos Estoques.
  • Giro dos Estoques.
  • Cobertura dos Estoques.

 

Observação:

Como haverá exercícios práticos, os alunos deverão levar lápis, borracha e calculadora simples (não celular) para as aulas.