Neste Curso será desenvolvido, em âmbito prático, mediante o uso de software e/ou planilhas eletrônicas, lançamentos contábeis complementares, revisão de nomenclaturas e reclassificações entre contas ou grupos, dentre outros procedimentos para elaboração das demonstrações contábeis.
O treinamento abordará comparativamente pontos das novas NBC TG 1001 e 1002.
“Obrigatório o uso de notebook, do próprio participante, com MS Excel ou equivalente instalado.”
CURSO PONTUADO PEPC CRC/PR – 3087
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Certificado
Partindo de um balancete de verificação inicial, será desenvolvida, em âmbito prático, mediante o uso de planilhas eletrônicas, a adequação ao plano de contas referencial da RFB, realização de lançamentos contábeis complementares, revisão de nomenclaturas e reclassificações entre contas ou grupos, conciliação de contas patrimoniais – fontes internas e externas, cruzamento com obrigações acessórias, ajustes decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis vigentes comuns às entidades de fins lucrativos (exceto S/A) enquadradas como PME (NBC TG 1000 - Resolução CFC 1.255/2009) - tais como quotas de depreciação de bens do ativo imobilizado, ajustes a valor presente, a valor justo, provisões e perdas por recuperabilidade de ativos - e seus reflexos tributários a partir da vigência da Lei 12.973/2014, cálculo e contabilização do IRPJ e CSLL – corrente e diferido (real e presumido) e os detalhes prévios à elaboração das demonstrações contábeis, no âmbito da ECD.
Profissionais da área contábil em geral, com maior ênfase aos assistentes e analistas que procurem por atualização ou reciclagem na matéria. Preferível que o participante seja usuário de planilhas eletrônicas (Office Excel).
Nível: Intermediário/Avançado. Pré-requisito: atuar com escrituração contábil há pelo menos 3 (três) anos.
Associa interação de ordem prática com o participante com exposição de fundamentos teóricos, apresentados na apostila. Obrigatório o uso de notebook com MS Office Excel ou equivalente instalado
32 Pontos (AUD;CMN;PREVIC;PROGP;PRORT;PERITO;SUSEP)
1 – Balancete de verificação inicial
1.1 – Análise da consistência dos saldos
1.2 – Adequação de nomenclatura de acordo com as normas contábeis vigentes
1.3 – Reclassificações de saldos
1.3.1 – Entre Circulante e Não Circulante
1.3.2 – Entre Ativo e Passivo (ou vice-versa)
1.3.2.1– Uso de contas redutoras
1.4 – Mapeamento com o plano referencial e identificação da necessidade de abertura de contas
2 – Importação de registros de outros módulos ou sistemas
3 – Lançamentos contábeis complementares
3.1 – Mercadorias faturadas e não entregues
3.2 – Devolução de venda do exercício social anterior
3.3 – Perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa (PECLD) e perdas no recebimento de créditos
3.4 – Rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa
3.5 – Créditos de ICMS, PIS e COFINS sobre aquisição de ativo imobilizado
3.6 – Despesas e receitas antecipadas
3.7 – Juros sobre empréstimos, IOF e IRRF incidentes
3.8 – Atualização monetária de tributos a recuperar
3.9 – Apropriação de juros e multa de mora e atualização de parcelamentos tributários
3.10 – Variações cambiais
3.11 – Ganho ou perda na alienação de bem do ativo imobilizado
3.12 – PIS/COFINS apurados no período sobre demais receitas e créditos (regime não cumulativo)
3.13 – Reclassificações e transferências entre contas
4 – Conciliação das contas patrimoniais
4.1 – Principais fontes de informação
4.1.1 – Externas
4.1.2 – Internas
4.2 – Check-list
4.2.1 – Extratos, demonstrativos e relatórios
4.3 – Individualização analítica
4.3.1 – Por título e participante
4.3.2 – Por bem ou direito
4.4 – Elaboração de planilhas eletrônicas
4.5 – Cruzamento com declarações e obrigações tributárias acessórias
5 – Ajustes decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis – entidades com fins lucrativos enquadradas como PME
5.1 – TG 1000 – Resolução CFC 1.255/2009 – aspectos gerais
5.2 – Quotas de depreciação do ativo imobilizado
5.2.1 – Sobre custo de aquisição
5.2.2 – Sobre acréscimo decorrente de custo atribuído
5.3 – Ajuste a valor presente
5.4 – Ajuste a valor justo
5.5 – Provisões para riscos
5.6 – Perdas estimadas com recuperabilidade de ativos (impairment)
5.6.1 – Estoques
5.6.2 – Imobilizado
5.7 – Reflexos tributários após a vigência da Lei 12.973/2014
5.7.1 – Adoção de subcontas
6 – Juros sobre capital próprio e lucros distribuídos
6.1 – Cálculo e contabilização dos JSCP
6.1.1 – Contabilização proposta pela IN RFB 1.700/2017 – Exclusão no Lalur/lacs
6.2 – Lucros distribuídos com isenção de IRRF
6.2.1 – Pré-requisitos legais e contratuais
7 – IRPJ e CSLL
7.1 – Cálculo e contabilização do IRPJ/CSLL
7.1.1 – Devido (corrente)
7.1.2 – Diferido
8 – Demonstrações contábeis
8.1 – Observância quanto ao leiaute e regramento da ECD
8.2 – Notas explicativas
8.3 – Demonstração dos fluxos de caixa (DFC) – método indireto
8.4 – Ajuste decorrente de retificação de erros de exercícios anteriores – reapresentação retrospectiva modificada
“Obrigatório o uso de notebook, do próprio participante, com MS Excel ou equivalente instalado.”
A Dória Treinamentos reserva-se no direito de não realizar o curso, caso não haja o número mínimo de participantes para formação de uma turma, comprometendo-se a restituir integralmente o valor da inscrição, no prazo máximo de 5 dias a contar da data de cancelamento