Este curso visa demonstrar a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.

 

Introdução à licitações públicas Lei 8666

 


CURSO DISPONÍVEL SOMENTE PARA GRUPOS FECHADOS NO FORMATO “In Company” !


  Saiba mais


Caso tenha interesse no curso dessa página preencha os dados abaixo:



» Conteúdo Programático

  • Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.
  • Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais.
  • Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.
  • Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.
  • Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.

 

Todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo), bem como aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.

16 horas

Daniel Gunar Alves do Nascimento

Capítulo 1 – Operação de Compras

  • Os Ingredientes básicos para o setor de Compras ser estratégico
  • A Importância da área de compras nas empresas
  • Compras x Estratégia
  • Estratégia: posicionamento e competitividade
  • Planejamento estratégico em compras
  • SCM – supply chain management
  • Impacto na lucratividade com a redução na compra de materiais e serviços
  • Qualificação de compradores
  • Tipos de Compras
  • A importância dos Serviços na economia
  • Introdução aos processos de Licitações Públicas – Lei 8666/93
  • E- procurement
  • Budget x Forecast
  • Break Even Point (Ponto de Equilíbrio)
  • Custo dos Produtos – Mark up

 

Capítulo 2 – Administração de Materiais

  • A integração da administração de materiais com a organização e processos
  • Os desafios dos gestores na gestão dos estoques
  • Curva ABC de estoques
  • Tempo de ressuprimento = TR
  • Ponto de pedido
  • Estoque mínimo
  • Estoque de segurança
  • Fator k de segurança
  • O Modelo do Lote econômico de compras – LEC

 

Capítulo 3 – Terceirização e Parcerias de Negócios:

  • Casamento perfeito
  • Lições aprendidas
  • Definição da atividade a ser terceirizada
  • Seleção dos fornecedores
  • Avaliação e acompanhamento da parceria
  • Critérios para seleção de fornecedores
  • A Importância da Classificação de Fornecedores;
  • O critério preço não é o único importante na determinação dos lotes de compra.
  • Os critérios para o ranqueamento dos fornecedores: Qualidade; Pontualidade no fornecimento e Parceria.

 

Os alunos deverão trazer para sala de aula: Lápis, Borracha e Calculadora simples para participar dos exercícios práticos.